Ideologia E Direito
RICARDO GOMES DE SOUSA
A IDEOLOGIA E O DIREITO
RICARDO GOMES DE SOUSA
R.A.: C61931-0
A IDEOLOGIA E O DIREITO
Trabalho acadêmico, apresentado a Universidade UNIP, apresentado como requisito parcial para a obtenção de nota no curso de Direito.
Orientador: Prof. Dr. Mário Luiz Guide.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. FICHAMENTO DO TEXTO 5
2.1 Glossário 5
2.2 Partes do texto 8
2.3 Idéia central do autor 8
3. DEFINIÇÕES 9
3.1 Ideologia 9
3.2 Direito 9
4. CONCLUSÃO 11
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda dois textos de ideologia onde a essência do texto está mascarada em que a ideologia serve para ocultar as desigualdades sociais e que a classe dominante não demonstre que domina a classe baixa. Abrange também vocabulários das palavras de difícil compreensão do texto, onde foi feito o fichamento dessas palavras. Também envolve as partes importantes dos dois textos que são a introdução, desenvolvimento, conclusão, as ideias principais. A ideologia e o direito são dois conceitos que andam juntos no qual a ideologia é o conjunto de idéias e direito são conjunto de normas estabelecidas pelo homem proposta a dar ordem à vida em sociedade.
2. FICHAMENTO DO TEXTO
2.1 Glossário
Alienação - Ação ou efeito de alienar; alheação. Cessão de bens. Desarranjo das faculdades mentais. Arrebatamento, enlevo, transporte. Indiferentismo moral, político, social ou mesmo apenas intelectual. Antôn: (acepção 5): engajamento, participação. A. mental: loucura.
Alienação social - A alienação social está relacionada com um estado mental do ser humano. Neste estado mental, ele não compreende que é o formador da sociedade e da política, e aceita tudo sem questionar. A alienação social incapacita o pensamento independente do ser humano, e ele passa a aceitar tudo como algo natural, racional ou divino.
Dissimular - (lat. dissimulare) vtd 1: Não dar a perceber; calar: