RESUMO BD
Entidade -> conjunto de objetos da realidade modelada sobre os quais deseja-se manter informações no banco de dados. Representam tanto objetos concretos como abstratos(departamento, endereço).
Relacionamento -> associação entre objetos, pois pode ser desejável manter informações. Conjunto de associações entre entidades.
Diagrama de ocorrência -> Em um diagrama de ocorrências, ocorrências de entidades são representadas por círculos brancos e ocorrências de relacionamentos por círculos negros.
auto-relacionamento-> um relacionamento entre ocorrências de uma mesma entidade. Neste caso, é necessário um conceito adicional, o de papel da entidade no relacionamento. No caso do relacionamento de casamento, uma ocorrência de pessoa exerce o papel de marido e a outra ocorrência de pessoa exerce o papel de esposa.
Cardinalidade -> número (mínimo, máximo) de ocorrências de entidade associadas a uma ocorrência da entidade em questão através do relacionamento.
relacionamento binário-> é aquele cujas ocorrências envolvem duas entidades. EX: De cada ocorrência de CASAMENTO participam exatamente duas ocorrências da entidade PESSOA (um marido e uma esposa).
Relacionamento ternário -> EX: relacionamento DISTRIBUIÇÃO associa três ocorrências de entidade: um produto a ser distribuído, uma cidade na qual é feita a distribuição e um distribuidor.
cidade, distribuidor -> podem estar associados muitos produtos produto, distribuidor-> podem estar associadas muitas cidades
Atributo -> dado que é associado a cada ocorrência de uma entidade ou de um relacionamento.
nome e código são atributos obrigatórios (cardinalidade mínima “1” – cada entidade possui no mínimo um valor associado) e mono-valorados cardinalidade máxima “1” – cada entidade possui no máximo um valor associado). Já o atributo telefone, é um atributo opcional (cardinalidade mínima 0) e multi-valorado (cardinalidade máxima n).
Um dependente é identificado pelo empregado ao qual ele está