Trabalho de banco de dados
1) Contextualize projeto de BD.
O desenvolvimento de um projeto de BD é composto por várias etapas que são essenciais para o sucesso no resultado esperado, sendo estas fases:
- Modelo Conceitual: Envolve a elaboração do MER (Modelo Entidade Relacionamento) e o DER (Diagrama Entidade Relacionamento). Este modelo objetiva a representação do mundo real.
- Modelo Lógico: Envolve a elaboração do DED (Diagrama de Estrutura de Dados). O objetivo desde modelo é informar como os dados ficarão organizados e qual o Modelo de Dados que será utilizado, onde para Banco de Dados Relacionais o mais utilizado nos dias atuais é o “Modelo Relacional Orientado a Objetos (Classes)”, onde sua principal característica é a Integridade Referencial (Chaves Primárias e Estrangeiras: PK e FK).
- Modelo Físico: Defini-se qual SGBD será utilizado. Envolvem a utilização de DDL (Linguagem de Definição de Dados) que são os comandos para se criar as Tabelas. Nesta fase, há um dicionário de dados a disposição para utilização pelo DBA.
2) Diferencie SGBD, Sistema de BD e BD.
- BD (Banco de Dados) = Local para armazenamento de dados de forma segura, também chamado de “Conjunto de Dados Organizados”.
- Sistema de BD = Um Sistema de Banco de Dados é formado pelo padrão SQL onde o mesmo é constituído por três partes, sendo: - DDL (Linguagem de Definição de Dados) que contem os comandos: Create, Alter e Drop; - DML (Linguagem de Manipulação de Dados) que contem os comandos como: Insert, Update, Delete e Select); - DCL (Linguagem de Controle de Dados) que contem as transações de controles, como Triggers, Stored Procedures e Functions.
- SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) = São aplicativos com o propósito de permitir ao DBA a administração efetiva dos Bancos de Dados. O SGBD deve permitir ao DBA a criação de BD, execução e restore de Backup´s, gestão de segurança de acessos, etc.
São exemplos de SGBD: Para Modelos Relacionais: - SQL Server,