Resumo bd
Stored Procedure, que em português significa Procedimento Armazenado, é um conjunto de comandos, ao qual é atribuído um nome. Este conjunto fica armazenado no Banco de Dados e pode ser chamado a qualquer momento tanto pelo SGBD quanto por um sistema que faz interface com o mesmo. É semelhante ao que chamamos de procedimento em outras linguagens de programação.
A utilização de Stored Procedures é uma técnica eficiente para execução de operações repetitivas. Supre a necessidade de digitar os comandos cada vez que determinada operação necessite ser executada, para isso basta criar um Stored Procedure e o chamar sempre que necessário. Contêm estruturas de controle e decisão, típicas das linguagens de programação. Podemos identificar inúmeras vantagens em sua utilização como o aumento do desempenho da aplicação, pois uma vez criado ele é compilado e armazenado no catálogo da base de dados. Além disso, reduz o tráfego entre o servidor de aplicação e a base de dados porque ao invés de enviar vários comandos não compilados com longas instruções SQL, a aplicação só envia o nome do Procedimento Armazenado e obtém os dados de volta. Os Stored Procedures são também reutilizáveis e seguros, pois os DBAs podem conceder direito de acesso às aplicações que necessitam acessa-los sem conceder qualquer permissão para tabelas de dados subjacentes. Como desvantagens pode-se apontar o fato de que os Stored Procedure fazem sobrecarga no servidor de banco de dados tanto na memória quanto no processador.
1.2- Procedimentos
Um procedimento é constituído de cabeçalho e corpo. O cabeçalho consiste no nome do procedimento e os parâmetros ou variáveis que serão passadas. O corpo consiste na seção de declaração, seção de execução e seção de exceção. São semelhantes a blocos PL/SQL anônimos, mas nesse caso são nomeados para que possam ser reutilizados posteriormente.
A sintaxe básica de um procedimento é:
CREATE OR