Análise entomológica sistemática em um sistema agroflorestal 1
C. C. Araújo1; A. V. S. Oliveira1; T. P. B. Pereira1; C. S. Passos1; J. O. Dantas2
1 Estudantes do Curso Superior em Agroecologia
2 Professor do Núcleo de Agroecologia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Campus São Cristóvão- SE.
Os Sistemas Agroflorestais (saf) são definidos como: “sistema de uso da terra que envolve a integração de árvores ou outras espécies perenes lenhosas com cultivos agrícolas e/ou pecuária, visando obter como resultado dessa associação à racionalização e o melhor aproveitamento do uso dos recursos naturais envolvidos no sistema de produção” (Yared et al., 1998).
A floresta se mostra como um grande repositor de biomassa e com suas raízes profundas permitem uma reciclagem dos elementos minerais o que favorece o plantio de diversas variedades de plantas. Os Sistemas Agroflorestais têm gerado um bom valor agregado na criação de animais, pois favorecem o seu desenvolvimento com plantio de árvores que possam fornecer forragem para os mesmos, e o papel precípuo desse sistema é o que também lhe favorece, a natureza preservada, que nutre o solo e contribui para a perpetuação de espécies da mata nativa.
Para conduzir uma cultura qualquer que seja ela em um sistema agrícola de floresta se faz necessário identificar a relação das árvores que ali existem com os insetos que as rodeiam, ou seja, uma pesquisa entomológica detalhada daquele sistema agrícola pensando nas futuras culturas que irão ser implantadas naquele sistema, para que essas não venham a ser prejudicadas pela natural preferência de alguns insetos pelas árvores que estão no sistema.