A Ideologia E O Direito
MARGIONI OLIVEIRA GOMES
A IDEOLOGIA E O DIREITO
SANTANA DE PARNAÍBA
2015
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
MARGIONI OLIVEIRA GOMES
A IDEOLOGIA E O DIREITO
SANTANA DE PARNAÍBA
2015
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO 3
2. A IDEOLOGIA 4
2.1 Os Procedimentos da Ideologia 4
3. CONCEITO DE IDEOLOGIA SEGUNDO KARL MARX 5
4. IDEOLOGIA 6
4.1 A Alienação Econômica 6
4.2 A Gênese da Ideologia 7
4.3 A Operação Ideológica 8
5. PRÁXIS E REVOLUÇÃO 8
5.1 O Trabalho 8
6. CONCLUSÃO 10
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. INTRODUÇÃO
A palavra ideologia tem sido utilizada desde muito tempo até nos dias de hoje em muitos sentidos.
Alguns sociólogos usam o termo ideologia para apontar o conjunto de ideias, crenças e modos característicos de um grupo. É compreendida como uma organização de ideias, defendido e transmitido por um grupo especifico dentro da sociedade que serve para esse grupo como ferramenta para a luta social, favorecendo-o, assim reforçando e alterando seus interesses perante os outros grupos.
O conceito político, religioso, econômico e filosófico geralmente exercem funções ideológicas. O indivíduo aceita a ideologia como uma verdade universal, que é válido igualmente para todos, sendo assim, um iludido que adapta com lucidez os seus princípios aos seus interesses. E inconscientemente por ações psicológicas lhe criam a obrigação de se sentir moralmente justificado.
2. IDEOLOGIA
Ideologia é um termo que contém diversos significados. No senso comum significa ideal, e possui um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou de visões do mundo de um ser ou de um grupo, em direção as suas ações sociais e, principalmente, políticas. Esta ligada as principais ideias que representam o pensamento de uma pessoa, de um grupo ou de uma época. Também se trata da doutrina filosófica do estudo da origem das ideias.
Diversos autores utilizam o termo sob uma criação crítica, levando a ideologia ser considerada um