Ideologia alema
Para Marx, a forma de organização de uma sociedade: a religião, a moral, os valores sociais e culturais, a política, dentre outros, estão diretamente ligados ao sistema produtivo e a organização e distribuição da produção. Para ele o princípio das relações sociais está fundamentado na produção, portanto, segundo essa concepção não se pode pensar na relação individuo e sociedade separada do fator econômico, pois a estrutura social está estruturada de modo que cada individuo ocupe uma posição social de acordo com sua parcela na produção.
A alienação se remete à forma como se trabalha, estuda e participa das atividades sociais. Somos alienados a partir do momento que não temos o conhecimento de todo o social, apenas fragmentos sociais, apenas aquilo que nos é lícito saber. A alienação torna o individuo cego e maleável perante dominadores.
Marx se contrapõe ao sistema capitalista, à forma de exploração dos burgueses em relação aos proletários, às desigualdades sociais, econômicas e políticas, idealizando outra forma de sociedade, em que os proletários se conscientizem do poder e do conhecimento social e assim haja uma sociedade menos desigual e mais harmônica.
O modo como o homem conduz a sua sobrevivência, advém dos meios naturais envolventes, e da interação com eles, derivando, portanto, a essência do