A ideologia alemã
Pós-Graduação Filosofia, Cultura e Sociedade 2013 COORDENADOR: Prof. Luiz Antônio Peixoto (luiz.peixoto@ufjf.edu.br)
Professor Luiz Antônio da Silva Peixoto
Trabalho Apresentação: IDEOLOGIA ALEMÃ
[pic]
A Ideologia Alemã é um acerto de contas que Marx e Engels faz com a geração deles e com um grande autor daquela época, Hegel; a obra de Hegel era tão extraordinária, renovava e revolucionava tanto que naquele tempo todo mundo era hegeliano, de esquerda ou de direita, mas no geral todos eram hegelianos, Marx era um hegeliano de esquerda, e com Hegel ele nega e incorpora, um trabalho de dialética longo na história...
H.Resende
Juiz de Fora, 02 de Junho de 2013
Aluno: Helvécio de Resende Urbano Júnior - Matricula 201008051
Curso de Filosofia UFJF – Pós-Graduação
AFORISMOS
Ideologia é falsa consciência sistematizada pelos ideólogos; "ideólogos" no sentido de "deformadores da realidade".
A Ideologia nasce quando surge a divisão entre trabalho intelectual e manual, ou seja, com o surgimento da sociedade de classes, que permite tal divisão.
A Ideologia é produzida pelos trabalhadores intelectuais, ideólogos, desde os sacerdotes até os cientistas modernos.
É devido a esta divisão de trabalho intelectual e manual que os intelectuais podem pensar que as ideias possuem vida própria.
A Ideologia, assim como todas as representações e ideias (tal como a moral e a religião) são representações das relações sociais reais que os homens vivem.
A Ideologia possui, portanto, uma base real, concreta, que são as relações sociais, que, no entanto, aparecem invertidas no mundo nebuloso da Ideologia.
A Ideologia