A ideologia Alemã
Aluna: Bárbara Caramuru, Juliana Stefanes
Karl Marx
O materialismo Histórico
Este trabalho tem por objetivo discutir a concepção histórica de Karl Marx, o materialismo histórico e dialético, a partir da analise da obra: “A Ideologia Alemã”. No entanto , entendendo a complexidade dos escritos de Marx, e a ampla discussão acadêmica a cerca do Marxismo, nos propusemos a trabalhá-la com o seguinte recorte: Uma Breve introdução a obra, em que transpusemos a analise do historiador Raymund Aron sobre a obra de Marx e especificamente sobre o materialismo; A Biografia, por meio da analise de Edmund Wilson apresentamos uma síntese biográfica de Marx; Um relato histórico, neste trecho, a partir de O 18 de Brumário de Louis Bonaparte, apresentamos um pouco do maior relato histórico produzido por Marx, o golpe mal sucedido do sobrinho de Napoleão; A obra se refere estritamente a A Ideologia Alemã Por fim em Uma analise posterior apresentamos Marx pela ótica do Historiados Josep Fontana.
Uma breve introdução a Obra
O Marxismo de Marx
Raymon Aron
Introdução Aron já inicia o texto tratando Marx desde estudioso a profeta, e chamando sua ideologia de quase religiosa. Segundo ele a obra de Marx e extensa e heterogênea, em função disso as vezes torna-se contradizente. Marx nasceu em Trier em 1818 e morreu em Londres em 1883. Sua longa trajetória de vida e como autor e seu papel ativo como integrante da Primeira Internacional Comunista, faz com que o autor siga sua analise partindo de uma subdivisão da vida de Marx, entre Marx jovem (1835-1848): filosofia que ira tecer argumentos a cerca da filosofia, sociologia e economia; e o Marx maduro, que. Ira tecer especificamente " o Capital", uma obra econômica que analisa o Capitalismo, 1867.
Sobre a produção literária da juventude, temos " a Sagrada Família, 1845; " Miséria da Filosofia". 1847; " Introdução a critica da filosofia do direito de Hegel", " A questão