Relatorio de Química Experimental
Relatório de Química.
Experimento 9: Cinética Química e Equilíbrio.
Lucas Nathan Pozza Pessoa – 356582.
Professora Alda Karine
Engenharia de Teleinformática, turma 10C.
Fortaleza, 21 de outubro de 2013.
Objetivos
Estudar fatores que afetam a velocidade das reações químicas;
Determinar a constante de equilíbrio para uma reação química;
Verificar o princípio de Le Chatelier.
Introdução
Um sistema químico é considerado um equilíbrio quando a velocidade da reação direta (reagentes -> produtos) e inversa (produtos -> reagentes) é igual, ou seja, é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo.
Essa velocidade da reação química é determinada teoricamente através da Teoria das Colisões (o grau da eficiência das colisões entre os átomos, íons e/ou moléculas é quem determina a velocidade de uma reação química) e experimentalmente através da variação das concentrações das substâncias por unidade de tempo.
Porém, existem alguns fatores que podem alterar a velocidade das reações químicas; se destacam: concentração dos reagentes, temperatura, superfície de contato, pressão, catalisador... Esses fatores podem contribuir para uma velocidade de reação menor ou maior.
Evidencias de ocorrência de reações químicas podem ser observadas, mais comumente, por: formação de gás, aumento ou diminuição da temperatura, mudança de cor.
É importante ressaltar que, associado ao estado de equilíbrio, temos um número denominado Kc (constante de equilíbrio) representando a extensão, no tempo, da reação química, ou seja, seu tempo de duração.
Este número está diretamente relacionado com as concentrações das substâncias envolvidas na reação e com a velocidade da reação. Temos, também, que para uma determinada temperatura Kc sempre possui mesmo valor.
Valores de Kc > 1 indicam que, neste momento, há maior formação