Identificação e Confirmação de Grupos Funcionais
IDENTIFICAÇÃO E CONFIRMAÇÃO DE GRUPOS FUNCIONAIS:
ALCANOS, ALCENOS, FENÓIS E AMINAS.
RESUMO Neste experimento, pretende-se identificar por métodos analíticos e reações específicas os grupos funcionais alcanos, alcenos, fenóis, ácido carboxílico e aminas. Alcanos e Alcenos são caracterizados por possuírem apenas hidrocarbonetos saturados e insaturados respectivamente, ou seja, possuem apenas ligações simples e ligações duplas. A identificação dos Alcanos se dá a partir de suas propriedades físicas como solubilidade, viscosidade, volatilidade e inflamabilidade.
Para identificação dos Alcenos foram realizadas reações específicas como o Teste de Bayer e o Teste com Bromo, evidenciando a sua maior reatividade, quando comparado aos Alcanos, devido a ligação dupla carbono-carbono que é rica em elétrons. Os Fenóis são anéis aromáticos que possuem uma hidroxila em sua composição, são geralmente tóxicos e se apresentam na forma líquida ou sólida, em temperatura ambiente. Os fenóis são relativamente ácidos devido a estabilização do íon fenóxido pela ressonância dos elétrons no anel aromático. Assim, os fenóis serão identificados por reação com NaOH e teste com cloreto férrico, no qual o ferro desloca o hidrogênio. Aminas são compostos de carbonos, saturados ou insaturados que possuem a presença de Nitrogênio em ligação simples com carbono, porém esse carbono não pode ser de carbonila (C=O), pois assim a função muda pra amida. Esse tipo de composto pode ser encontrado na forma gasosa, líquida ou sólida, dependendo da sua composição, são característicos de odor forte podendo ser aromáticos ou não. Neste experimento a solubilidade e a basicidade, além da reação com ácido nitroso (HNO2), serão os métodos empregados para identificação das aminas.
RESULTADOS E DISCUSSÕES As análises qualitativas das amostras foram divididas em quatro grupos: 1 – Alcanos; 2 – Alcenos; 3 – Fenóis; 4 – Aminas; e são apresentadas em sub-tópicos conforme os