Química
Toledo
TÉCNICO EM QUÍMICA
______________________________
Suzana Berwanger
Fernanda Caroline Rossi
IDENTIFICANDO
GRUPOS FUNCIONAIS
Toledo-Pr
2013
Suzana Berwanger
Fernanda Caroline Rossi
Lúcia Joana Tolentino da Silva
CROMATOGRAFIA EM PAPEL
Trabalho apresentado como avaliação à disciplina de Química Orgânica do
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI
Profº. Ana Claudia Cabral dos
Santos Reis.
Toledo-Pr
2013
Sumário
INTRODUÇÃO
Cada grupo funcional apresenta certas reações características, daí as mesmas serem utilizadas como reações de identificação. Estas reações são testes qualitativos que permitem caracterizar uma determinada funcionalidade observando-se uma transformação química através de mudanças físicas provocadas por uma reação. Algumas dessas mudanças não são fáceis de serem observadas, mas úteis num determinado instante particular. Com restrições adicionais, os testes de análise funcional devem ser realizados à pressão atmosférica e num intervalo de tempo relativamente pequeno.
A partir da evidência experimental acumulada, deduz-se o grupo funcional, ou os grupos funcionais, que provavelmente estão presentes na amostra desconhecida, e realizam-se os ensaios por meio de reagentes apropriados à classificação.
A solubilidade é de estrema importância em processos químicos realizados em laboratório e na indústria química. Dentre muitas informações que pode-se retirar da solubilidade, a identificação de grupos funcionais é uma das mais importantes.
OBJETIVO
Identificar os grupos funcionais presentes em cada amostra utilizada e tomar conhecimento sobre alguns testes utilizados para esta finalidade.
MATERIS E REAGENTES PARTE 1:
-3 Tubos de Ensaio
-Estante para Tubos de Ensaio
-Pipeta volumétrica
-Solução 01: Permanganato de Potássio 2%
-Solução 02: Reagente de Jones