Centro Universit Rio Uninovafapi 2
Curso: Bacharelado Educação Física
Disciplina: Bioquimica
Professor (a): Jancineide Oliveira de Carvalho
TEXTO CRITICO SOBRE O FILME (O ÓLEO DE LORENZO)
COMPONENTES:
Bruno Gomes da Silva
Amanda Carvalho Freitas
Thiago Borges Andrade
Beatriz Aguiar Rodrigues
Fábio Fabrine
Natália da Cunha Soares
TERESINA-PI
2015
Lorenzo Michael Murphy Odone, acometido de uma doença genética raríssima chamada (Adrenaleucodistrofia ou ADL), que destrói progressivamente o sistema neurológico. Como perda de audição, visão, fala, coordenação motora, deglutição, controle, esfincteriano, dentre outras coisas.
Seus pais passaram a estudar a doença e suas bases bioquímica e acabaram postulando a fisiopatologia da doença e desenvolvimento uma terapêutica que faz com que os sintomas da doença não progridam.
A adreunoleocudistrofia é uma alteração genética do metabolismo dos lipídios ácidos graxos de cadeia muito longa (C24 e C26), sendo uma herança ligada ao sexo (cromossomo X – herdada da mãe), contrariando todos os prognósticos de uma estimativa de vida curta.
Augusto Odone seu pai fez uma analogia entre uma pia de cozinha com duas torneiras e o organismo de Lorenzo, a pia seria o organismo de Lorenzo, por uma das torneiras entrariam os ácidos graxos proveniente da biossíntese. O ralo da pia representaria a enzima que degrada essas gorduras e que está ausente na pessoa com ADL. Eles questionavam o porquê de que quando foi retirado o ácido graxo da dieta ocorria um aumento da biossíntese desde? Numa das sessões de estudo a mãe de Lorenzo encontra um artigo que fala da diminuição dos referidos ácidos em 50% em ratos quando esses passam a ingerir um ácido graxo que está presente no azeite de oliva (o ácido eloico), para divulga e ver se eles vistam diante de um possível tratamento.
A investigação cientifica como em recursos de aderência de respostas e solução que justifica um determinado problema, permiti-nos compreender de