Mamografia
Etimologia: A palavra mamografia aponta para o estudo da utilização da escrita no diagnóstico da mama.
A mamografia é um exame radiográfico da mama, que tem como função estudar a região interna das mamas, este exame é considerado como um dos mais importantes para o diagnostico precoce do câncer de mama, pois com ele conseguimos rastrear uma lesão ainda que pequena e impalpável.
O exame é realizado no aparelho chamado de mamógrafo, o exame de mamografia convencional dura poucos minutos e o de mamografia digital dura ainda menos, a execução a mamografia pode provocar alguma dor ou desconforto, em virtude da compressão das mamas, este incômodo tende a ficar maior no período menstrual, quando as mamas ficam mais sensíveis, por isso indica-se a realização do exame uma semana após o período menstrual.
Para fazer a mamografia, a paciente deve ficar de pé diante do aparelho e estar sem roupa da cintura para cima, porque suas mamas serão comprimidas pelo mamógrafo, tanto no sentido horizontal, quanto no vertical, uma de cada vez.
A paciente não deve usar creme, desodorante, perfume ou talco, os quais podem deixar resíduos que prejudicam a captação das imagens. O desodorante aerossol deixa resíduos metálicos na imagem do exame o que dificulta um diagnostico preciso.
É indicada a realização anual do exame para todas as mulheres acima de 35 anos, para mulheres no processo pré-operatório e pós-operatório nos casos de mastectomia.
Existe dois tipo de mamografia: rotina e diagnostica
2. A Historia da Mamografia
Em 1913 dezoito anos após a descoberta dos raios X, Albert Salomon um cirurgião Alemão realizou a primeira radiografia mamária, ele radiografou peças cirúrgicas, obtidas de cirurgias de mastectomia e encontrou pequenas microcalcificações.
Em 1930, foi realizada a primeira mamografia na incidência médio-lateral in vivo, feita por Stafford Warren, em Nova York.
Em 1950 Raul Leborgne, descobriu a importância do posicionamento e a necessidade da