identidade cultural
“O futuro da antropologia”, in GOMES, Mércio Pereira. Antropologia – ciência do homem, filosofia da cultura. São Paulo: Contexto. 2009. Pp. 205-214.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: HALL, Stuart. IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE, Rio de Janeiro: DP&A, 2003, 7ª ed. KEMP, K. “Identidade cultural”, in GUERRIERO, S (Org.). ANTROPOS E PSIQUE. O outro e sua subjetividade. São Paulo: Ed. Olho D’água, 5ª. Ed., 2004.
DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO
Segundo Stuart HALL -
MULTICULTURAL: características sociais e problemas de governabilidade apresentados por sociedades com diferentes comunidades culturais.
MULTICULTURALISMO: estratégias e políticas usadas para governar ou administrar problemas de diversidade e multiplicidade em sociedades multiculturais. Então preste atenção: multicultural se refere a uma sociedade que é formada por muitas etnias (=culturas) diferentes, e que de alguma forma fazem questão de manter hábitos próprios e suas tradições.
Apesar de comporem uma mesma sociedade nacional, e haver uma CULTURA NACIONAL que agrega a todos indistintamente, um país multicultural convive com setores que se diferenciam muito em sua forma de convivência, demandas de serviços e políticas, ou mesmo demanda de mercado. Muitos países no mundo de hoje são sociedades multiculturais, e enfrentam muitos problemas políticos para que todos se sintam INCLUÍDOS; não apenas com direitos iguais, mas que sejam igualmente valorizados como parte de uma sociedade múltipla.
Portanto o debate do multiculturalismo nos leva aos conceitos de IDENTIDADE CULTURAL, e consequentemente de DIFERENÇA CULTURAL.
Quem é igual a quem em uma sociedade multicultural? Ou mais, quem quer ser igual a quem, quem quer ser diferente e mesmo assim tratado igualmente? O Brasil e os Estados Unidos são países que desde sua criação, no período colonial, formam sociedades