identidade cultural
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
HERCULIS SILVA SANTOS
A IDENTIDADE CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE.
Fichamento apresentado no curso de Ciências Biológicas da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Produção de Texto no 1º período, sob orientação da Prof.ª Solange Silva.
Paripiranga
Março de 2015
HALL, Stuart. A Identidade cultural na pós-modernidade. 11ª. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.104p.
CREDENCIAIS AO AUTOR: Stuart Hall (1932-2014) foi um jamaicano que viveu e trabalhou na Inglaterra, transitando constantemente entre culturas diferentes em seu próprio processo indenitário. Esta experiência o motivou e inspirou para as reflexões que construiu acerca da identidade, dentro da perspectiva dos estudos culturais. O autor faleceu recentemente (fevereiro de 2014) e deixou para os pesquisadores um primoroso legado científico, sendo alguns de seus escritos mais importantes: Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais; Raça, cultura e comunicações: olhando para trás e para frente dos estudos culturais; Centralidade da Cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo e Da diáspora: identidade e mediações culturais. Da mesma forma, a obra A identidade cultural na pós- modernidade elaborada por Stuart Hall contribui para esse arsenal de produções que discutem cultura e identidade.
RESUMO DA OBRA
A obra “A identidade cultural na pós-modernidade” e disposta de seis capítulos que procura mostra as questões da identidade, transformações e conceitos que como o tempo forma sendo moldadas pela sociedade pós-moderna. Esta obra também mostra a crises de identidade que esta sociedade sofreu durante sua transformações. A sociedade de sua cultura, crenças e religião foram com ao logo do período do renascimento, iluminismo e modernismo molda e transformada na sociedade que e hoje.
Capítulo 01
“Como ocorre com muitos outros fenômenos