Identidade cultural
Podemos citar aqui algumas definições encontradas:
“A identidade cultural é um sistema de representação das relações entre indivíduos e grupos, que envolve o compartilhamento de patrimônios comuns como a língua, a religião, as artes, o trabalho, os esportes, as festas, entre outros. É um processo dinâmico, de construção continuada, que se alimenta de várias fontes no tempo e no espaço.” OLIVEIRA, Lúcia Maciel Barbosa de.
“Identidade cultural é vista como uma forma de identidade coletiva característica de um grupo social que partilha as mesmas atitudes.” segundo o Jornal Sociológico.
A identidade trabalha em vários aspectos, um deles é a identidade relacionada com o poder diante da sociedade, onde a minoria - gays, negros, mulheres - discutem sua identidade, comparando esta à maioria – homens, brancos, heterossexuais – percebemos que nestes grupos não há reuniões ou discussões em torno do assunto aceitação ou ainda estar inserido em posições importantes da sociedade.
A identidade nacional brasileira passa por questionamentos que indagam se há de fato um consenso em torno de suas diferenças. É certo que essa pergunta pode ser respondida pelo fato de o Brasil ser um país que desde o início de sua história, possui desigualdades econômicas, culturais, políticas e sociais que perduram desde a época colonial com a miscigenação entre índios, negros e europeus.
É claro que essas desigualdades e diferenças fazem com seja quase que impossível definir uma única identidade, por esse motivo há quem diga que a identidade nacional esteja sumindo. “A identidade nacional brasileira não é uma só. As suas dimensões política e cultural, em