Regimes Prisionais
FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO
CURSO DE DIREITO
Regiane Vanessa dos Santos 201892
DIREITO PROCESSUAL PENAL IV
OS REGIMES PRISIONAIS NO BRASIL - NATUREZA, CUMPRIMENTO DE PENA, PROGRESSÃO E REGRESSÃO.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
Regiane Vanessa dos Santos 201892
DIREITO PROCESSUAL PENAL IV
OS REGIMES PRISIONAIS NO BRASIL - NATUREZA, CUMPRIMENTO DE PENA, PROGRESSÃO E REGRESSÃO.
Trabalho apresentado no curso de graduação da Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Humanidades e Direito, Curso de Direito, para acrescentar valor à nota semestral da matéria de Direito Processual Penal IV.
Orientador: Prof. Luiz A. F. Nazareth Junior
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
INTRODUÇÃO
O sistema prisional brasileiro há muito deixou de ser um instrumento eficaz de recuperação se é que um dia foi. O nosso atual sistema prisional é, sem hesitação, uma das mais sérias dívidas sociais que o Estado brasileiro e a sociedade, como um todo, tem.
O sistema prisional brasileiro reflete a realidade social injusta do Brasil, e não se trata de ceder ao raciocínio fácil e mediano de que a pobreza e a carência facilitam, estimulam e propiciam ao crime, ou ainda, que levem os mais necessitados a violência e ao encarceramento. Trata-se somente de constatar que o sistema prisional é uma realidade mais viva e próxima da parte da população carente do Brasil, desde os tempos do Império, e que esse simples fato de constatação, por si só, alarma e constrange pela sua dimensão e potencial.
As prisões brasileiras tornaram-se um amontoado de pessoas sem esperança de justiça e expectativas de ressocialização. São indivíduos ignorados pela sociedade, guardados em escaninhos escuros e esquecido da consciência coletiva, relegados a prisões que em muitos casos mais se aproximam de masmorras da idade média. Pretender que essa massa de pessoas não existe que essa população carcerária é somente um dado estatístico pálido e