microscópio
Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o holandês Antonie Van Leeuwenhoek. Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica que permitia obter imagens ampliadas em até trezentas vezes. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico, como embriões de plantas, os glóbulos vermelhos do sangue e os espermatozoides presentes no sêmen dos animais. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos micróbios, como eram antigamente chamados os seres microscópicos, hoje conhecidos como micro-organismos. Em 1655, o inglês Robert Hooke publicou suas observações no microscópio de luz, ele criou o primeiro microscópio composto, onde dois sistemas de lentes – a lente ocular (voltada ao olho) para visualização e a lente objetiva (voltada para o objeto a ser analisado) – foram usados. As observações feitas por ele, o deram crédito de descobridor das células. Os esforços para aperfeiçoar o microscópio foram realizados basicamente na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX. Os microscópios criados pela Leitz e Zeiss, empresas alemãs, tornaram-se populares na última metade do século XIX.
Tipos de microscópio:
Microscópio óptico - É um tipo comum de microscópio. Usa a luz para iluminar estruturas para o observador por meio de lentes de refração e oculares de vidro. Microscópios fluorescentes funcionam pelo mesmo princípio, mas usam um comprimento de onda diferente de luz.
Microscópio Composto
Um dos microscópios mais comuns, o microscópio composto usa duas lentes para ampliar uma estrutura: a lente objetiva e a lente ocular.
Microscópio Digital
Um microscópio digital é composto por um microscópio, uma câmera de vídeo e uma tela de visualização. Oculares não entram no jogo, já que a