osmose
A água é o constituinte inorgânico mais abundante na matéria viva. Em média 67% da massa total de um organismo é representado pela água.
Entre as propriedades físico-quimicas da água, no ponto de vista biológico as mais importantes são:
Regularização térmica do organismo: a água é capaz de absorver ou perder grandes quantidades de calor sem alterar significativamente a sua própria temperatura.
Poder de dissolução grande: permite realização de muitas reações químicas, por sua enorme capacidade de dissolver inúmeras substancias, a água é considerada um solvente universal.
Grande tensão superficial: as moléculas de água aderem-se fortemente as partículas com cargas permitindo a estabilidade coloidal.
Polaridade: a polaridade da água permite que elas dissolvam outras substâncias polares.
Solução
Quando uma solução apresentar uma quantidade maior de soluto em relação a outra solução, fala-se que a solução 1 é mais concentrada (hipertônica) e a solução 2 é menos concentrada (hipotônica). Se tais apresentarem a mesma concentração será considerada isotônicas.
Osmose
Osmose é a difusão da água através da membrana celular.
A osmose é a passagem de moléculas de água através de uma membrana, no sentido do meio hipotônico (menos concentrado) para o meio mais hipertônico (mais concentrado). Isso acontece para tentar diluir a solução onde está mais concentrado.
Na figura acima mostra como o processo de osmose ocorre. No quadro 1 visualizamos um recipiente com uma membrana ao meio. No lado A contem água pura e no lado B uma solução de água com glicose. Como o lado B está mais concentrado a água passa do lado A para o lado B pelo processo de osmose, com a intenção de diluir a solução de água com glicose, como mostra o quadro 2.
Pressão osmótica
Quando duas soluções de concentrações diferentes são separadas por uma membrana semipermeável, o solvente passará para o lado mais concentrado por osmose. A pressão hidrostática (PH) externa a