Identidade cultural e escola
A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR
Mauro Carvalho
1
Resumo
Neste estudo, são feitas algumas considerações psicossociais a respeito da construção das identidades de adolescentes no espaço escolar. Veremos que, no processo dessa construção, eles se apropriam de diversas fontes de informação e de experiências sociais que se confrontam com as da cultura escolar. As identidades estão intimamente vinculadas à classe social, gênero, etnia, raça, sexualidade, idade além de outras categorias presentes nas relações sociais. A escola deve empreender, em seu cotidiano, como recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), uma reflexão acerca das múltiplas cidadanias e identidades, necessárias para a construção de uma sociedade democrática. A pluralidade cultural, presente no cotidiano escolar, ratifica a diversidade cultural como traço fundamental na construção das identidades, definida e negociada no campo dos conflitos e das infinitas possibilidades de singularização.
Palavras-chave: Identidades; Adolescência; Espaço escolar
1 INTRODUÇÃO “O homem está no centro de suas experiências” (BENJAMIN, 1993, p.134). Nos últimos 50 anos, os estudos em torno da identidade têm ocupado um lugar de destaque em um grande número de debates em diversos campos e em produções científicas. Por muito tempo, as pesquisas sobre identidade focalizaram-se num suposto dualismo existente entre a identidade social e a identidade pessoal. Marcada pela mudança sóciocultural na qual o indivíduo ocupa na contemporaneidade, a noção de identidade apresenta-se,
1
Psicólogo, Pedagogo, Mestre em Educação (FaE/UFMG), Doutor em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ). Professor de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Arte e Linguagem. e-mail: maurogiffoni@yahoo.com.br - Endereço para correspondência: Rua Paraíba, 29 Bairro Funcionários. Belo Horizonte/MG.