R DIO ESCOLA POSSIBILIDADE DE TRANS FORMAA O DO SUJEITO ETNICO RELATO DE EXPERI NCIA
4143 palavras
17 páginas
RÁDIO ESCOLA POSSIBILIDADE DE (TRANS)FORMAÇÃO DO SUJEITO ETNICO - RELATO DE
EXPERIÊNCIA
CALDERONI, Valéria. A.M.O.1
SED/MS, luisavidaldaniel@yahoo.com.br
NASCIMENTO, Adir.C.2
UCDB, adir@ucdb.br
Alguma coisa explodiu, partida em cacos.
A partir de então, tudo ficou mais complicado. E mais real.
Caio Fernando Abreu, 1982.
DELINEANDO O OBJETO
Nossa intenção, neste artigo, foi fazer uma leitura dos programas de rádio escola em uma escola de período integral3 do município de Campo Grande, lendo-os como artefatos culturais4. A rádio escola é uma das atividades do programa “Mais Educação”
– SECAD/MEC em parceria com a SED/MS, desenvolvida nesta escola desde 2009, esta atividade objetiva, por meio do uso da rádio escola ampliar os conhecimentos dos alunos, tendo-o como um instrumento de apoio pedagógico e dinamizador da cultura na comunidade escolar. O Programa “Mais Educação” tem por fim contribuir para a melhoria do ensino- aprendizagem dos alunos, por meio da ampliação do tempo de permanência dos alunos matriculados, mediante oferta de educação básica em tempo integral. Um dos seus objetivos é promover diálogo entre os conteúdos escolares e os saberes locais.
1
Professora coordenadora pedagógica de uma escola e(m) tempo integral - SED/MS. Não sou pesquisadora dos estudos das mídias, busco refletir pelas questões que o campo dos estudos culturais tem colocado para o processo educativo.
2
Docente e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação /UCDB. Coordenadora do
Programa de Mestrado em Educação. Líder de Grupo de Pesquisa/CNPq. Interculturalidade e Educação.
3
Escola de período integral – “Mais Educação”, programa proposto pela Secretaria de Educação
Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), para dar atendimento às escolas onde havia vunerabilidade, situação de pobreza baixo rendimento no IDEB (2007) e qualificar o período ampliado da escolarização, coordenado por Moll (2008). Em Mato Groso do Sul, conta com a parceria da SED/MS.
4
. Neste