idem
O Realismo – Movimento Artístico
O realismo foi um movimento que surge que surge na França em meados do século XIX, sua influencia se estendeu para vários países europeus, a maior influencia que ajudou no Realismo foi à reação contra os românticos e contra suas falsas idealizações da paixão amorosas. Desenvolve-se baseado na observação da realidade, razão e ciência, abordando temas sociais.
Demonstra uma face otimista e ao mesmo tempo com um lado cruel, possuindo um forte caráter ideológico, tendo uma linguagem política, demonstra a desigualdade social, a miséria, pobreza, Linguagem clara.
Tem um forte poder critico, os escritores iam diretamente ao foco, descreve o que está errado de forma natural, os realistas procuram apontar as falhas ao invés de fugir delas para que com elas possam ocorrer mudanças no comportamento humano.
Na Pintura, as obras retratavam o cotidiano mais pobre da sociedade, a tristeza era expressa claramente através das cores forte. Ser realista não era ser exato mais sim verdadeiro, fixando os elementos característicos e expressivos das coisas e dos seres, pintavam flagrantes da população, sempre representando aquilo que estava diante de seus olhos.
Pintor francês, Gustave Courbet, suas obras chocaram o publico pelo seu alto grau de realismo e temas sociais, um sentimento de vitalidade natural, exemplos de tela: Os Quebradores de Pedras e Enterro em Ornans.
Outros pintores: Honoré Daumier, Jean-François Millet, Édouard Manet e Théodore Rousseau.
Com a tecnologia contemporânea beneficiam os arquitetos e engenheiros, trazendo outra realidade para a urbanização das cidades, com a utilização do vidro, cimento, ferro, o aço e principalmente o concreto armando, surgindo uma necessidade de inovação tanto na parte da burguesia quanto na parte dos operários, com as construções de ferrovias, fabricas moradias, armazéns entre outros. A cidade passa a não exigir grandes palácios e