Idade moderna
Séc. IV
A arte egípcia refere-se à arte desenvolvida e aplicada pela civilização do antigo Egipto localizada no vale do rio Nilo no Norte da África.
Esta manifestação artística estendeu-se aproximadamente pelos últimos 3000 anos antes de Cristo e demarcando diferentes épocas que auxiliaram na clarificação das diferentes variedades estilísticas adoptadas:
Período Arcaico,
Império Antigo, Império Médio, Império Novo, Época Baixa, Período Ptolemaico
Idade Moderna
1453 d.C. – 1789 d.C.
Renascentismo - Séc. XVI
O período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIII (13) e meados do século XVII (17).
Foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e o início da Idade Moderna.
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antigüidade clássica, que orientaram as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista.
O termo foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari já no século XVI (16), mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt “ A cultura do Renascimento na Itália” (1867), onde ele definia o período como uma época de "descoberta do mundo e do homem".
O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental, impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa por Johannes Gutenberg.
Maneirismo - Séc. XVII – Séc XVIII
Foi um estilo e um movimento artístico que se desenvolveu na Europa aproximadamente entre 1515 e 1600, como uma revisão dos valores clássicos e naturalistas prestigiados pelo Humanismo renascentista.
O Maneirismo é mais estudado em suas manifestações na pintura, escultura e arquitetura da Itália, onde