Idade moderna
Época Moderna (1453-1789) A época moderna começa em 1453 e termina com a Revolução Francesa. Um grande ocorrido na idade moderna são as formações dos estados modernos. Com o fim do poder descentralizado na Idade média houve a Monarquia Nacional ou Estado Moderno onde o rei exercerá efetivamente sua autoridade sobre o território sob sua jurisdição. Portugal foi o primeiro país da Europa Ocidental a tornar-se um estado moderno que ocorreu após a Revolução de Avis (1383-1385). Na Espanha começou o estado moderno com a expulsão dos muçulmanos na península ibérica (1492). Na Inglaterra está ligada a guerra das duas rosas (1455-1485). Já na França o estado moderno se instala após a guerra dos três Henriques (confronto entre católicos e protestantes).
Expansão Maritma Comercial:
Renascimento urbano:(transição do feudo para um sistema mais capitalista e além da transição da idade média para a idade moderna);Renascimento comercial
Mercantilismo: É a política economica do estado moderno onde tinha como suas caracteristicas o Metalismo, Balança Comercial Favorável, Protencionismo,Monopólio Comercial.
Metalismo: O estado moderno tinha como medida de sua riqueza através da quantidade que aquele estado tem em minerais preciosos como o ouro por exemplo.
Balança Comercial Favorável: Esse processo é usado até hoje pelos países, onde eles visam o crescimento da economia através do ato de exportar mais que importar produto, de maneira mais resumida eles visam vender mais do que comprar.
Protencionismo:O Protencionismo é a teoria que propôe um conjunto de medidas econômicas que favorecem as atividades internas em detrimento da concorrência estrangeira. Em outras palabras são medidas que o governo toma para aumentar o preço do produtos externos fazendo com que a venda dos produtos nacionais sejam protegidos, como por exemplo a alfandegária.
Monopólio Comercial: O monopólio é uma atitude que o governo português tomou onde a colônia só pode comprar os