História da educação (resumo de curso)
O curso abrange um pouco da história da educação no país. A educação começou no país por meio dos jesuítas, chefiados pelo padre Manoel da Nóbrega.
Até chegar ao que é nos dias de hoje a educação passou por diversas mudanças e reformas.
Nos dias de hoje ainda se mexe muito no planejamento da educação em nosso país, mais ela ainda continua tendo as mesmas características das reformas anteriores e continua sendo atualizada de acordo com os acontecimentos naturais das coisas.
Falar sobre o que é certo ou errado na educação, é algo realmente muito complexo, porque isso depende relativamente da opinião de cada um. Pois bem, vou expressar a seguir a minha opinião sobre o assunto.
Há alguns anos atrás, mais precisamente treze ou quatorze anos, as coisas eram bem diferentes no que se trata à alfabetização, onde se seguiam regras e normas e elas realmente funcionavam. Digo que funcionavam porque as crianças saíam das séries iniciais do ensino fundamental sabendo ler e escrever corretamente sem erros de ortografia.
O construtivismo que foi implantado desde as séries iniciais do ensino fundamental na minha opinião seria um método bastante válido se entrasse a partir das séries secundárias do ensino fundamental, já da maneira como vem sendo explorado, na minha opinião é um sistema extremamente falho quando se fala de alfabetização, pois deixa defasagem na escrita, na leitura e até mesmo na fala.
Quando a educação for levada a sério pelo governo brasileiro, com certeza será implantado um sistema modelo de educação próprio, capaz de fazer com que os alunos consigam ter continuidade em seus estudos desde as séries iniciais, sem que haja mudanças bruscas nos métodos educacionais.
Pude aprender que uma educação levada a sério pelo governo pode trazer grandes avanços sociais.