IDADE MODERNA
A Idade Moderna é o momento da história do século XV até XVIII e que está localizado temporalmente entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Podemos afirmar seguramente que esse período foi considerado de intensas mudanças e caracterizou-se por uma fase de grandes transformações, revoluções e mudanças na mentalidade ocidental, mudanças essas de ordem econômica, científica, social e religiosa, que balizaram o sistema capitalista.
Economia na Idade Moderna
Após o desenvolvimento comercial a partir do século XV, o aumento da população, o crescimento das cidades e desenvolvimento das manufaturas, foi natural a superação da Idade Média. Assim, foi se estruturando um sistema comercial que está no cerne do Capitalismo, a saber, o Mercantilismo, o qual obrigava todas as colônias no ultramar ao exclusivo comercial, um rígido sistema de monopólio, estruturado principalmente pela obrigatoriedade das rotas comerciais e de acordo comerciais passarem pela metrópole; essa expansão marítima irá, de fato, restabelecer os alicerces econômicos da Europa.
Política na Idade Moderna
Em termos políticos, devemos ressaltar que Absolutismo era forma de governo estabelecida, segundo a qual as palavras do Rei valiam enquanto lei e sua vontade e desejo eram uma ordem.
Sociedade na Idade Moderna
No tocante à Sociedade, esse foi um período caracterizado por significativas transformações e avanços tecnológicos que possibilitaram a globalização iniciada na Idade Moderna. Como exemplo, podemos citar as "Grandes Navegações", a qual possibilitou graças a descobertas e avanços já referidos, tal como a invenção do astrolábio e da bússola, de barcos mais resistentes para viagens marítimas e, mais adiante, do advento das máquinas à vapor; transformações essas que possibilitaram um intenso acúmulo de capitais que permitiram ao continente europeu lançar-se na frente pela conquista. Vale citar ainda que, o século XVIII também ficou marcado como sendo o ápice do espírito investigativo dos