Idade Moderna
Essa fase sucedeu a Idade Média, período em que os campos científicos pouco avançaram e a igreja teve grande domínio do conhecimento, além de conseguir acumular grandes riquezas.
Isso refletiu grandemente no desenvolvimento desse período. A Idade Moderna se configurou por fazer grandes mudanças no modo como as pessoas viam a igreja e como os estados passaram a respeitar, ou não, a autoridade papal.
Grande parte dessa mudança ocorreu por acontecimento da reforma religiosa. Reforma essa que foi um movimento contra igreja: questionava a santidade papal, não apoiava o uso das indulgências pregadas pela igreja e outros princípios que, até então, não eram questionados. A reforma fez grande sucesso na Europa por ser uma forma de muitos governos, muitas vezes, demosntram descontentamentoem relação aos interesses religiosos.
Contrários a isso, veio a Contrarreforma. Um movimento que viria a partir da igreja para conter o avanço da reforma religiosa. A Contrarreforma começou com o Concílio de Trento, convocada pelo Papa Paulo III. O Concílio conseguiu resgatar a hegemonia católica na Europa, mas não conseguiria apagar a influência da reforma, que fez com que, até hoje, existam diversas correntes religiosas, sendo semelhantes no fato de seguirem o cristianismo.
Paralelo ao agitado cenário religioso, a economia também sofreu mudanças importantes para chegarmos ao que temos hoje. O sistema feudalista, até então o modo como a sociedade se organizavam, estava em fase de declínio. Sua fragilidade fez com que o comércio e a população estivessem em uma difícil situação.
A Idade Moderna foi e será sempre lembrada por ser uma fase de grandes transformações , grandes revoluções e