Idade Moderna
Introdução
A Idade Moderna aconteceu entre os séculos XV até XVIII, essa fase antecedeu a Idade Contemporânea e sucedeu a Idade Média, período em que os campos científicos pouco avançaram e a igreja teve grande domínio do conhecimento, além de conseguir acumular grandes riquezas. Isso refletiu grandemente no desenvolvimento desse período.
A Idade Moderna é considerada uma época de transição e de profundas transformações, que afetaram não apenas a Europa mas também o resto do mundo. Na base dessas mudanças esteve o sistema mercantilista, que desenvolvia as trocas de mercadorias. Esse sistema tinha como ponto principal, portanto, o comércio, e trazia um contraponto ao modo de produção feudal da Idade Média, que era baseado na exploração da terra.
Contexto Histórico
O início da Idade Moderna, segundo alguns historiadores, se dá no dia 29 de maio de 1453, data que registra a conquista turca de Constantinopla, outros estudiosos apontam outras datas como início da Idade Moderna como: a viagem de Vasco da Gama às Índias ou a viagem de Cristóvão Colombo às Américas. Seu final acompanha a Revolução Francesa de 14 de julho de 1789.
A Europa era o único continente conhecido, portanto, o movimento ocorreu basicamente só na Europa. Mas isso logo mudaria pela expansão marítima que iria acontecer como busca de regenerar a economia das potências do velho mundo. Isso aconteceria também pelas mudanças no modelo econômico atuante, até em nossos dias no ocidente, com o capitalismo.
Com a expansão territorial, algumas novas práticas foram surgindo e elas foram muito utilizadas pelas potências daquela época. Práticas como: metalismo (medição de riqueza de um pais baseada na quantidade de metais preciosos que este continha), os pactos colônias (definiam as relações entre a metrópole, que era o país que colonizava, e a colônia), os monopólios comerciais (o rei determinava seu grupo de comerciantes e suas áreas de