Disco Flutuante
Título do projeto de pesquisa: Disco Flutuante
Nome:
RA:
Resumo
Neste trabalho foi feito um experimento com disco flutuante em 2 situações. O objetivo é mostrar a influência do atrito sobre o movimento de um objeto. A conclusão foi que quanto menos atrito maior será a distancia percorrida do objeto.
Introdução
O Princípio da Inércia, ou Primeira Lei de Newton, diz que “um objeto tende sempre a manter o seu estado de movimento, este podendo também ser o de repouso, se não houver a ação de forças externas”. E as forças de atrito, são na maioria dos casos, as responsáveis pela força propulsora.Este experimento serve para mostrar que um objeto desloca-se por uma distância maior quando não há atrito. Ou seja, quanto mais atritos forem removidos, maior será a distância.
A idéia é estudar o aumento de distância percorrida por causa da diminuição de atrito do disco e da mesa.
Procedimento Experimental
Os matérias necessários para o experimento são: prego, disco (CD DVD), bexiga, martelo, cola superbonder e uma fita métrica.
Etapas:
- Furar a rolha com o prego
-Colar a rolha no CD
-Encher a bexiga, coloca-la na rolha e aplicar uma força para o disco se movimentar (situação 1).
-Repetir o mesmo processo, mas com a bexiga vazia (situação 2).
- Por final, medir com a fita métrica a distancia das duas situações.
O experimento é composto por um disco, balão e rolha. É feito em 2 situações, a primeira com a bexiga cheia de ar e a segunda com a bexiga sem ar.
Na primeira situação, se da um “peteleco” no disco para coloca-lo em movimento, então o ar liberado deve sair pela parte de baixo em contato com o “solo”. Por ultimo mede-se a distância que o disco percorreu.
Na segunda situação, se da um “peteleco” no disco e mede a distância percorrida pelo disco.
Resultados: tabelas,