Força de atrito.
Certificando-nos que ao longo do semestre os estudantes são incentivados a desenvolver este trabalho cientifico como requisito de avaliação. Este trabalho se torna significativo, pois tem como propósito mostrar aos acadêmicos que a disciplina de Mecânica da Partícula é essencial para a elaboração dos experimentos, pois conta com um amplo conteúdo dado em sala, fornecendo aos estudantes uma maior compreensão dos elementos da física.
Neste experimento é apresentada uma revisão da literatura utilizada na pesquisa sobre “disco Flutuante”, realizada com consulta a livros didáticos , navegações pela internet e teses. Foi possível verificar, por exemplo, que há uma grande quantidade de experiências realizadas relacionadas ao nosso tema.
Esta atividade tem como objetivo apresentar a experiência do “Disco
Flutuante”. Utilizando-se de materiais simples e de baixo custo, que não oferecem riscos em sua confecção.
Esperamos que este experimento possa ajudar outros alunos, pois a intenção é incentivar o aprendizado e complementar as aulas vistas.
Este experimento tem como objetivo explicar como a força de atrito atua sobre os objetos.
Para realização desta experiência são necessários os seguintes materiais: _ Um CD
_ Um balão
_Um carretel de linha
_Cola super bonder
Montando o disco flutuante
Com a cola super bonder, una o CD ao carretel de linha. Na ponta livre do carrete encaixe a boca do balão.
Coloque o disco sobre uma superfície plana, a exemplo, uma mesa.
Agora, encha o balão e enrole o bico para impedir que o ar contido em seu interior saia. Depois, coloque o bico do balão no carretel.
Agora coloque o disco sobre a mesa com o balão para cima. Solte o objeto fazendo-o deslizar, para que o balão se esvazie e o ar comece a sair através