CO2 a polemica
CO2
Perigo no ar
O importante é não ficar parado e agir. Enquanto a água não ferver sempre teremos a chance de pular da panela e apagar o fogo.
Apesar de as pessoas não darem muita atenção para a informação de que a nossa atmosfera atingiu uma concentração recorde e inédita de 400 ppms (400 partes por milhão) nos níveis de CO2, o famoso dióxido de carbono, está é uma triste realidade, onde nosso planeta acaba de ultrapassar uma linha imaginária perigosa e está caminhando para um alarmante e desconhecido aquecimento.
Isso segundo especialistas, trará para o mundo, menos terras produtivas, oceanos invadindo cidades e espécies, inclusive a humana, morrendo por falta de adaptação com esses novos índices de calor. Especialistas vêm isso da seguinte forma: O comportamento preponderante assemelha-se ao do sapo na panela. Ao pular numa panela com água fervente, o sapo salta fora dela imediatamente. Ao contrário, quando a água da panela está fria com o sapo dentro e vai aquecendo lentamente, o sapo poderá morrer, pois vai tentando se adaptar até ser consumido pelo calor.
Certamente o que deveríamos fazer para tentar de alguma forma mudar essa realidade? O desenvolvimento não sustentável que muitas vezes produz o supérfluo destruindo o essencial é um dos grandes responsáveis por esse estado de coisas. Não será mais possível manter essa lógica de desenvolvimento, uma visão distorcida baseada no acúmulo de bens materiais e na consequente emissão de gases de efeito estufa em proporções inéditas e perigosas.
O necessário para reverter essa situação é sem duvidas pressionar as autoridades publicas, as quais tem um poder maior sobre a sociedade, instigando essa a melhorar seus hábitos e costumes. E claro sem a ajuda de cada um, não se obtém o resultado eficiente, é dever de cada um rever esses hábitos, pensar mais no meio ambiente, consumir menos, ou de maneira mais consciente.
Também não podemos esquecer as empresas, as quais além de buscarem