Dissertação Aquecimento Global
Departamento DE estudos sociais técnico em gestão de pequenas e médias empresas
MURYEL OVÍDIO PEREIRA
AQUECIMENTO GLOBAL
DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA
CURITIBA
2011
MURYEL OVÍDIO PEREIRA
AQUECIMENTO GLOBAL
Trabalho de Dissertação apresentada como requisito parcial à obtenção de nota em Geografia 2 do Departamento de Estudos Sociais, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Prof: Paulo Alexandre Maluf
CURITIBA
2011
introdução
Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
Existem evidências que o clima, entre cerca de 800 a 1200 d.C., era mais quente do que o de hoje. Naquela época, os Nórdicos (Vikings) colonizaram as regiões do Norte do Canadá e uma ilha que foi chamada de Groelândia (Terra Verde) e que hoje é coberta de gelo (!?). Entre 1350 e 1850, o clima se resfriou, chegando a temperaturas de até cerca de 2°C inferiores às de hoje, particularmente na Europa Ocidental. Esse período é descrito na Literatura com “Pequena Era Glacial”. Após 1850, o clima começou a se aquecer lentamente e as temperaturas se elevaram. Portanto, não há dúvidas que ocorreu um aquecimento global nos últimos 150 anos. A questão que se coloca é se o aquecimento observado é natural ou antropogênico?
AQUECIMENTO GLOBAL
O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é