17 61 1 PB
Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício
ISSN 1981-9900 versão eletrônica
P e r i ó d i c o d o I n s t i t u t o B r a s i l e i r o d e P e s q u i s a e E n si n o e m F i s i o l o g i a d o E x e r c í c i o w w w . i b p e f e x . c o m . b r / w w w . r b p f e x . c o m . b r
EFEITO DO EXERCÍCIO AERÓBIO E DO EXERCÍCIO DE FORÇA NA MEMÓRIA EM IDOSOS
EFFECT OF THE AEROBIC EXERCISE AND THE EXERCISE OF FORCE IN THE MEMORY IN
AGED
1
Marcelo Henrique Alves Ferreira da Silva ,
1
Francisco Navarro ,
2
Tânia Fernandes Campos .
RESUMO
ABSTRACT
Diversos estudos mostram que a prática regular de exercício físico proporciona resultados benéficos a vários aspectos psicobiológicos, dentre os quais a memória, em idosos. Este artigo de revisão tem o objetivo de verificar os efeitos fisiológicos do exercício aeróbio e do exercício de força sobre a memória em idosos, bem como as diferenças ou não entre os efeitos desses dois tipos de exercício físico sobre a memória dessa população, na tentativa de um embasamento teórico para futuros estudos.
Antes disso, será descrito a memória, seu processo de formação e a fisiologia, bem como aspectos referentes ao envelhecimento e memória. De acordo com evidências literárias, tanto os exercícios aeróbios como os de força proporcionam benefícios mnemônicos a idosos.
A
literatura não dispõe suficientemente de estudos científicos para determinar qual o melhor exercício para a melhoria da memória em idosos e pouco se tem sobre os efeitos fisiológicos do exercício de força na memória. Por fim, podemos afirmar que, por provocar mudanças bioquímicas e psicofisiológicas, o exercício físico bem orientado, sistematizado e dependendo do tipo, pode ser utilizado como meio preventivo e de tratamento não medicamentoso para o retardamento do déficit de memória em idosos.
Studies shows that regular practice of physical exercises provide for the elderly benefic in several psycho-biological aspects, as the memory. This review aims