Redescobrindo a 2 guerra mundial
O ataque será a Pearl Harbor, a grande base naval Americana no Hawaii, conforme o ousado plano criado por Isoroku Yamamoto, que quer aplicar um golpe decisivo e eliminar esse obstáculo a conquista do pacifico pelo Japão.
O ataque é uma completa surpresa. Uma explosão fez com que o navio tremesse e tudo estava em chamas. Nesse ataque lançava-se qualquer declaração de guerra, 2500 Americanos morreram e 1200 ficaram feridos e do lado japonês pelo menos 100 pilotos morreram.
O presidente dos Estados Unidos vinha esperando um ataque, a tensão entre os dois países eram muito grande, mas ninguém poderia imaginar que unidades da viação naval japonesa poderiam ser capazes de atacar cinco mil quilômetros de suas bases.
Os japonês já haviam estabelecido uma forte base de apoio na China, eles invadem as colônias britânicas de Burma e Malaysia por causa de sua borracha e a colônia Olandesa de Sumatra por causa do seu petróleo e ameaçam a Índia e a Austrália. Após a derrota da França em 1940, eram incapazes de negar qualquer coisa para o aliado de Hitler, então os franceses haviam entregue algumas das suas bases navais aéreas ao japoneses. Os Estados Unidos retaliaram, cortando os seus suprimentos de petróleo ao Japão e congelando os bens japoneses. Essas sessões econômicas haviam empurrado o Japão a guerra. Japão, uma cadeia de ilhas super povoadas carentes de recursos naturais, estava se desenvolvendo rapidamente. Ele tinha necessidade de matérias primas, e isso fez partir para a conquista de nações que as possuíam pela força.
O Japão tinha construído sua marinha para se tornar a segunda das frotas mais poderosas do mundo com nada menos do que 10 porta aviões e com força aérea de combate altamente sofisticada. Além de um exercito de milhões de homens intensamente dedicados ao seu imperador.
Hong Kong cai para Japão em apenas 17