Analise do filme "desmundo"
Alguns personagens históricos são reconhecidos como: os viajantes, degradados, índios, negros, senhores de engenho, padre jesuítas, comerciante, sesmeeiro e as bandeirantes.
Nas primeiras cenas a preocupação dos moradores da vila era o fato de que os índios aprisionaram os homens brancos. Os brancos tentaram um acordo, mas os índios negaram e segundo seus rituais iriam praticar antropofagia com os prisioneiros.
O titulo “Desmundo” com o prefixo “Des” tem um valor negativo empregado na palavra mundo, remete a um mundo caótico, sem leis e regras. Principais características encontradas nos primeiros contatos com o Brasil.
Outros filmes também foram lançados na mesma época do filme Desmundo como: “Caramuru a invenção do Brasil”, “Hans Staden”, “Brava gente brasileira” a Muralha entre outros, filmes esses que abordavam temáticas como o processo de colonização do Brasil, exploração do índio e do negro africano, a influência da igreja, as relações sexuais com os nativos e a miscigenação.
Todos esses filmes lançados no período em que o Brasil completava seus 500 anos. Todas as atenções estavam voltadas para o nosso país. Foram várias as comemorações. A intenção dos filmes era talvez mostrar um Brasil que não esta nos livros, o Brasil que ninguém imaginava. tentando explicar a sociedade que se formou, fazendo uma conexão com o nosso passado e presente a fim de responder as duvida de estrutura social e cultural discutidas sobre a nossa sociedade.
A personagem principal do filme Oribela, uma órfã, inocente, virgem que é obrigada a casar-se, seguindo as ordens da igreja. Casa-se com Francisco Albuquerque que é o totalmente o contrario dela, um nobre da terra que mantém relações incestuosas com a própria mãe. Já nos primeiros dias de casada é abusada, obrigada a saciar as necessidades as sexuais do marido. Submissa, não é dona mais de suas vontades e nem de seu corpo, função