Escola sabatina
E logo em seguida ao prólogo do mandamento de santificação do Dia de Sábado, DEUS esclarece as razões:
“Por que em seis dias fez DEUS os céus e a terra e o mar, e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou de toda a sua obra que criara e fizera”. Chega a ser surpreendente o mandamento detalhar que no 7º Dia DEUS “descansou”, mas, estaria esta expressão correta? DEUS Estaria mesm o “Cansado”?? A própria Palavra de DEUS nos revela o contrário: “Não sabes, não ouviste que O ETERNO DEUS, O SENHOR, O CRIADOR dos fins da Terra, nem SE cansa, nem SE fatiga”?? (Isaías 40:28)
Diante desta aparente contradição, importa-nos estabelecer exatamente o sentido e principalmente o significado da palavra “descansou”. E ela nos revelará exatamente qual o tipo de descanso DEUS requer que observemos. A raiz hebraica da qual deriva a palavra “Sábado” é “Shbth”, cujo significado principal é “cessar”, “parar”. Não há aqui nenhuma idéia de cansaço físico por parte de DEUS, mas sim, de cessação de atividade, para fins de santificação de Seu Dia!!
Mas, e nós, os seres humanos? Será que nós, passados 6 mil anos da Queda, nos sentimos cansados fisicamente?? E será que também podemos nos sentir mentalmente cansados?? Então, é ponto pacífico que todos nós, seres humanos, necessitamos sim cessar, parar temporalmente nossas atividades laborais sob pena de colocarmos em risco nossa saúde e por conseqüência nossa própria vida. Todos nós, seres humanos