Idade moderna.
Um Estado Nacional Absolutista é um país, cujo todos, ou a maioria, dos poderes estão concentrados nas mãos do Rei. Ou seja, este tem o controle do exército, da economia, da política, da impresa e etc.
É evidente que, ao longo dos anos, o povo não aceitou ficar sob o domínio do Monarca. Nações como Portugal e Espanha, que foram potências pioneiras na Expansão Marítima, foram palco de inúmeras revoltas populares, das quais tinham o objetivo de acabar com o Absolutismo.
Igreja Protestante
As igrejas protestantes surgiram a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero (1483-1546) em aceitar algumas práticas da Igreja Católica. Lutero atacava duramente a venda de indulgências, ou seja, a obtenção de perdão para um determinado pecado em troca de dinheiro. No dia 31 de outubro de 1517, Lutero pregou na porta de uma igreja de Wittenberg, na Alemanha, um manifesto com 95 teses em que atacava não só a venda de indulgências, como também outros procedimentos da Igreja Católica, como a negociação de cargos eclesiásticos. O papa Leão X exigiu uma retratação do padre, ameaçando condená-lo por heresia. Mas Lutero não voltou atrás e rompeu com a Igreja Católica, dando início à chamada Reforma Protestante, movimento que se espalhou pela Europa, impulsionado pela maior flexibilidade religiosa que oferecia.
Grandes Navegações
As grandes navegações foram um conjunto de viagens marítimas que expandiram os limites do mundo conhecido até então. Mares nunca antes navegados, terras, povos, flora e fauna começaram a ser descobertas pelos europeus. E muitas crenças passadas de geração a geração, foram conferidas, confirmadas, ou desmentidas. Eram crenças de que os oceanos eram povoados por animais gigantescos ou que em outros lugares habitavam seres estranhos e perigosos. Ou que a terra poderia acabar a qualquer momento no meio do oceano, o que faria os navios caírem no nada
Descoberta da América
Cristóvão Colombo, foi quem descobriu a