Resenha perfil do empreendedor
Após ler vários artigos e textos sobre empreendedorismo e o perfil do empreendedor notei que uma das características básicas de um empreendedor é o desejo de realização, é este desejo que faz com eles sejam apaixonados pelo que fazem e produz a capacidade empreendedora. Portanto, acredito que eles não nascem feitos, e sim, que qualquer pessoa que queira e tenha paixão, pode vir a ser tornar um empreendedor.
De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, os maiores responsáveis pelo surgimento de novos negócios são os profissionais que foram demitidos de seus empregos e precisaram encontrar uma forma de sobreviver. São gestores que viraram empreendedores por necessidade.
E como diz Peter Drucker, “Qualquer indivíduo que tenha a frente uma decisão a tomar pode aprender a ser um empreendedor e se comportar empreendedorialmente. O empreendimento é um comportamento, e não um traço de personalidade. E suas bases são o conceito e teoria, e não intuição.”
Outra característica do empreendedor é sua percepção nas mudanças no mundo dos negócios, e saber aproveitar as oportunidades. Ele assume riscos, porém todos muito bem calculados.
O objetivo de um empreendedor não é ser rico, isso é apenas uma consequência da vontade de criar algo novo, de ter a iniciativa. São reconhecidos pela ousadia, pelas suas quedas e recomeço. Além disso os empreendedores mais bem-sucedidos são líderes que constroem grandes equipes e ótimos relacionamentos com seus stakeholders.
Li também uma estória muito interessante e acho que define bem o perfil do empreendedor:
Ser um empreendedor é muito mais que ter a vontade de chegar ao topo de uma montanha, é conhecer a montanha e o tamanho do desafio; planejar cada detalhe da subida, saber o que você precisa levar e que ferramentas utilizar; encontrar a melhor trilha, estar comprometido com o resultado, ser persistente, calcular os riscos, preparar-se fisicamente; acreditar na sua própria capacidade e começar a