Resenha Perfil Empreendedor
CURSO
DE
ADMINISTRAÇÃO
DE
EMPRESAS – 7ª FASE
Disciplina:
Gestão de Negócios
Professora:
Nonie Ribeiro
Acadêmica:
Kalinka Izé Silva
RESENHA ACERCA DO ARTIGO PERFIL EMPREENDEDOR E DESEMPENHO
ORGANIZACIONAL
Segundo os autores, o estudo do empreendedorismo tem despertado um interesse relevante nos últimos anos, unindose governos, instituições de ensino e afins no investimento de esforços e recursos financeiros; voltandose o interesse acadêmico à exploração do perfil do empreendedor.
Buscando formas relevantes para esta discussão os autores propõe um método para fazer associação entre o perfil empreendedor e o desempenho organizacional já que há uma falta de um padrão metodológico para abordar o tema e objetivam construir e validar um modelo.
Através da literatura, os atores buscam corroborar a palavra empreender com Cunha (2004), onde imprehendere (com origem no latim medieval) significa tentar empresa laboriosa e difícil e de acordo com Filion (1999), entrepeneur (com origem francesa) associada àquele que incentivava brigas.
Os autores também ressaltam que no Brasil não existem revistas especificas sobre empreendedorismo, mas este assunto é constantemente abordado em revistas de administração.
Ao estudar Lopes e Souza (2005), encontraram objetivos de construção de um instrumento de medição para o perfil empreendedor, onde, de acordo com a literatura, identificaram quatro fatores: realização, planejamento e poder, acrescidas do fator inovação os quais, através de analise fatorial, apontouse dois fatores compostos: prospecção e inovação e gestão e persistência; mas que ainda segundo Lopes e Souza (2005), há a sugestão de somente um fator através da existência empírica, a atitude empreendedora.
Empreendedorismo é uma palavra muito ampla e