Educacao especial
Esssa disciplina apesar de pouco valorizada ate hoje, foi introduzida em 1920, onde não existiam professorem com formação , muitos professores eram chamados de instrutores que aplicavam exercícios praticados nos quarteis. Podemos constatar através de tais fatos históricos que a Educacao física e oferecida nas escolas há muito tempo e que, inicialmente, sua pratica foi calcada em ginastica e recreação e os objetivos definidos eram voltados para construção de uma cultura que levasse o aluno a entender a importância daquela pratica.
Em 1990 comecaram a ocorrer nacionalmente mudanças significativas envolvendo as questões educacionais, diante da Lei e Diretrizes e Bases de 22.12.1996, que estabelece as normas da Educacao Fisica no Brasil. Em seguida foi promulgada a Lei, A educação física integrada a proposta pedagógica da escola e componente curricular da Educação Basica , ajustando-se as faixas estarias e as condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.
A Educação Física na escola- percepções, contradições e possibilidades.
A Educacao física como área de conhecimento não tem sido capaz de convencer a sociedade suficientemente sobra a importância de sua presença no currículo escolar. A concepção ainda e a de que sua tematização na escola se resume apenas em correr, jogar bola, fazer ginastica e brincar. Percebemos o quanto e importante a Educacao Fisica na vida das pessoas, já na escola percebemos o contrario, a disciplina desprestigiada, sem finalidade definida, perde espaço e os exemplos de sua pratica, de modo geral, a desabonam e comprometem sua posição no contexto educacional.
A partir da promulgação da LDBEN, a escola ganhou autonomia em relcao a sistematização e a organização do seu projeto politico pedagógico sendo que cada instituição define e estabelece a carga horária de cada uma das disciplinas da grade curricular.
A educação Fisica escolar deve ser considerada uma disciplina