Logistica
ATPS – Programação e Controle de Produção
São Paulo
O8/04/2013
Universidade Bandeirante de São Paulo
ATPS – Atividade Pratica Supervisionada Etapa 2 Passos 1 e 2
Trabalho referente à: Programação da Produção
Sob a orientação do Professor André Garcia
Alessandro Gomes Freitas RA 4201779908
São Paulo
2013
Introdução
Produção é a transformação de uma matéria prima em produto e serviço, nesse trabalho iremos buscar informações e conceitos sobre programação da produção para complementação da ATPS atividade pratica supervisionada.
Passo 1
Os diversos tipos de sistemas produtivos impõe a definição do PCP a ser utilizado na empresa, ou seja, o PCP deverá ser específico para cada indústria. Indústria de Produção Contínua Conforme ZACCARELLI (1987), as indústrias do tipo contínuo são aquelas que realizam as mesmas operações, com poucas interrupções, produzindo grandes lotes de produtos e, consequentemente, possuindo grande rigidez no processo. Classificam-se
Indústria de Produção Intermitente
As indústrias de produção intermitente podem ser de dois tipos:
1) Produção sob encomenda: Segundo RUSSOMANO (1979), as indústrias de produção sob encomenda são aquelas em que o tempo de preparação é grande em relação ao tempo de operação, produzindo pequenos lotes de uma grande variedade de artigos.
2) Produção repetitiva dos mesmos lotes de produtos: Este tipo de indústria, de acordo com RUSSSOMANO (1979) e ZACCARELLI (1987), possui as mesmas características da indústria de produção sob encomenda, com algumas simplificações devido à repetitividade dos lotes. Incluise nesse tipo as indústrias de móveis, eletrodomésticos etc.
Segundo RUSSOMANO (1979), o tipo de produção define o sistema de PCP a ser utilizado. Desta forma tem-se PCP por fluxo - utilizado na produção contínua; PCP por projetos especiais - utilizado na produção sob encomenda; PCP por ordem - utilizado na produção