Hugo grocio
Hugo Grócio (1583 - 1645)
1. Introdução Hugo Grócio (jurista, advogado, escritor, filósofo, dramaturgo e poeta) pertence ao grupo dos grandes filósofos do direito por ser o pai da teoria do Direito Natural. Os seletos integrantes desse grupo contribuíram decisivamente para a evolução da ciência jurídica.
2. Vida e Obra de Hugo Grócio Hugo Grócio nasceu na Holanda, em 1585, e foi criado num ambiente aristocrático e intelectual. O pai era vereador municipal, diplomou-se em direito, foi líder dos advogados e curador da universidade de Leyden. Dentro deste contexto, a vida literária de Grócio iniciou muito cedo. Muito jovem, já tinha diversos trabalhos publicados. Teve a oportunidade de estudar Direito em Orleans, na França, e obteve o título de Doutor em Leis.
A partir de uma nomeação pública, escreveu a história oficial das Províncias Unidas para se libertar da Espanha. A sua prática em Direito continuou crescendo. Escreveu um ensaio advogando a Liberdade dos Mares, relacionado com a isenção de tributos reivindicados por navios holandeses à Espanha, quando navegassem pelas águas da India. Grotius argumentava que a liberdade dos mares era um aspecto primordial na comunicação entre os povos e nações. Nenhum país poderia monopolizar o controle dos mares dado suas dimensões e falta de limites naturais estabelecidos. Grócio foi nomeado para importantes cargos públicos, casou-se e o casal criou uma família de seis filhos. Tornou-se um defensor dos direitos dos Estados, a favor da aristocracia holandesa que controlava as províncias, e que não tinha interesse num governo nacional forte. Participava também de um movimento religioso e conspirativo, envolvendo Jaime I da Inglaterra e um erudito francês chamado Casaubon. Foi nomeado Pensionário de Roterdã. Depois disso, participou de uma delegação holandesa que foi enviada à Inglaterra para resolver conflitos marítimos