Pratica, vivencia no ambiente escolar
Público-alvo: Pré
Justificativa: A Literatura Infantil e, principalmente, os contos de fadas podem ser decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta. O maniqueísmo que divide as personagens em boas e más, belas ou feias, poderosas ou fracas, etc. facilita à criança a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou convívio social. Tal dicotomia, se transmitida através de uma linguagem simbólica, e durante a infância, não será prejudicial à formação de sua consciência ética. O que as crianças encontram nos contos são, na verdade, categorias de valor que são perenes.
A leitura de literatura infantil é muito importante na vida da criança e deve ser trabalhada de maneira prazerosa, pois, enquanto contamos a história a criança está investida de muita imaginação, criatividade e principalmente de afeto. Assim a literatura é de fundamental importância para a educação infantil, pois com ela trabalhamos o pedagógico e o psicológico. O presente projeto será trabalhado através dos clássicos infantis e histórias diversas.
Objetivo Geral:
Favorecer que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura observando o que é real e imaginário desenvolvendo a compreensão deste vasto universo que a cerca.
Objetivos específicos:
- Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica;
- Desenvolver e despertar o gosto pela leitura e o desenvolvimento das histórias;
- Proporcionar um ambiente integrador e estimulador onde a criança será o papel principal no desenvolvimento de sua oralidade;
- Aplicar atividades para casa, promovendo uma maior aproximação familiar na busca de novas descobertas.
- Oferecer diversos momentos para que a criança venha a se desenvolver plenamente de acordo com os critérios das múltiplas linguagens.
Cronograma: um mês.
Desenvolvimento:
A partir da leitura da história “A Galinha Ruiva”, que será contada através de fantoches. Iremos fazer uma roda de conversa, onde os alunos serão