Hotelaria Hospitalar
A Hotelaria Hospitalar é responsável pela humanização no atendimento aos pacientes, acompanhantes e familiares que necessitam de atendimentos, cuidados e acolhimento. Este artigo tem o objetivo de analisar a Hotelaria Hospitalar, através dos conceitos da humanização, para os pacientes internados no Instituto de Cardiologia. Foram analisados o estado atual da hotelaria Hospitalar, os pontos positivos e negativos e propor soluções de melhoria para aumentar a percepção da humanização no hospital projeto de estudo.
Palavras – chave: Hospital, Hotelaria Hospitalar, Humanização e Acolhimento.
2. INTRODUÇÃO
3 METODOLOGIA
Este capítulo aborda a metodologia utilizada para a coleta de dados do presente estudo. A metodologia é definida como a forma ou a maneira como algo vai ser feito, conforme Thums (2000). O método é o conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos para chegar à análise e verificação do problema. Diante deste contexto, este presente estudo buscou responder a seguinte situação problemática: Como desenvolver a Humanização no Instituto de Cardiologia, para os pacientes internados, utilizando os conceitos da Hotelaria Hospitalar? A descrição e a execução do método permite alcançar elementos da realidade que se procura conhecer pelos pressupostos de Thums (2000). Sendo assim, o presente estudo tem o objetivo de compreender melhor a humanização que é prestada no hospital Instituto de Cardiologia, utilizando os conceitos da hotelaria hospitalar.
3.1DEFINIÇÃO DA PESQUISA DO PRESENTE ESTUDO
A fim de possibilitar a realização deste tema de estudo, a metodologia selecionada para ser aplicada é a quantitativa. Ela não possibilita a interferência do pesquisador na pesquisa. Os dados serão analisados por comparações numéricas e inferências estatísticas, conforme Marconi e Lakatos (2011).
Para o desenvolvimento do método quantitativo, foi realizado um questionário com perguntas fechadas. A pesquisa quantitativa considera que tudo pode ser