Segurança
Percorre a área sob sua responsabilidade, atentando para eventuais anormalidades nas rotinas de serviço, para interferir, quando necessário, e tomar as providências cabíveis; vigia a entrada e saída das pessoas, observando o aspecto das mesmas e atitudes que lhe pareçam suspeitas, para tomar medidas necessárias à preservação de violências ou distúrbios; toma as medidas repressivas necessárias a cada caso, baseando-se nas circunstâncias observadas e valendo-se da autoridade que lhe foi outorgada, para evitar danos, possibilitar a punição dos infratores e a volta à normalidade. Pode efetuar detenções se estiver investido de autoridade. Pode escoltar e proteger as pessoas encarregadas de transportar dinheiro e valores, procedentes de bancos ou de outros estabelecimentos ou destinados aos mesmos ou acompanhá-las em veículos especiais de transporte.
Serviço de Portaria – funções desempenhadas pelo porteiro.
Controla a entrada e saída de pessoas para vedar a entrada às pessoas não autorizadas ou encaminhá-las ao destino solicitado; atenta para o uso correto dos elevadores. Encarrega-se da correspondência em geral e de encomendas de pequeno porte, encaminhando-as aos destinatários. Inspeciona os pátios,corredores, áreas e outras dependências do prédio, recebe e confere material, além de outras funções similares.
Segurança Eletrônica
A segurança eletrônica é um recurso que vem a cada dia se destacando como um valioso auxiliar na proteção. Com o auxílio da moderna tecnologia eletrônica, câmeras de vídeo desestimulam ou denunciam futuras ações delituosas em seu patrimônio. Alarmes acionados por sensores infra-vermelhos auxiliam a detectar uma atual violação em sua propriedade. Apesar da relevância dos equipamentos modernos, é de suma importância a presença de um agente patrimonial ostensivo patrulhando o perímetro, pois a fusão da segurança eletrônica com a ostensividade do homem no terreno reduzem