HOSPITAL
A palavra hospital vem do latim hospes, que significa hóspede.
Existem várias definições de hospital, das quais destacamos a de Mac Eachern.
O hospital e representação do direito inalienável que o homem tem de ter saúde e é o reconhecimento formal por parte de comunidade de sua responsabilidade de prover meios que o conservem sadio ou que lhe restaurem a saúde perdida.
Os documentos da Organização Mundial de Saúde assim definem hospital :
O Hospital é a parte integrante de um sistema coordenado de saúde, cuja função é dispensar à comunidade completa assistência médica, preventiva e curativa, incluindo serviços extensivos à família em seu domicílio e ainda um centro de informação dos que trabalham no campo da saúde e para pesquisas biossociais.
HISTÓRICO DOS HOSPITAIS
Inicialmente, os hospitais surgiram com a qualificação apenas de albergue, de hospedaria, onde os desprotegidos da sorte eram recolhidos, cuidados e alimentados. As pessoas eram recebidas não por estarem doentes e necessitarem de tratamentos; os que os requeressem cuidados médicos permaneciam em suas casas, onde eram visitados pelos profissionais da época e onde eram tratados, tanto clínica quanto cirurgicamente. Não se conhecia, na época, na sobre esterilização, desinfecção ou anti-sepsia .
Durante muitos anos os hospitais desempenharam exclusivamente a função de albergue, que era mais social do que terapêutica.
Posteriormente, e com aparecimento das moléstias repelentes, das doenças deformantes, iniciou-se a exigência do isolamento compulsório desses pacientes apenas como defesa da sociedade.
Com advento da era antibacteriana e com a descoberta dos meios de anti-sepsia, de desinfecção e de esterilização, tornou-se difícil o isolamento desses indivíduos portadores de doenças graves. Agora , o doente submeteu-se a qualquer tratamento mais complicado em seu domicílio. Inicia-se uma área de responsabilidade em que o hospital deve atuar.
FUNÇÃO DO HOSPITAL
A