Horta Tigre
PREFEITURA MUNICIPAL DE TIGRINHOS - SC
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
E.E.B. OSVALDO FERREIRA DE MELLO
PROJETO HORTA NA ESCOLA
Professora Lílian Garcia Basso
MARAVILHA, 2012.
1. INTRODUÇÃO
As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com a natureza. Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente. Esta ação oportuniza um espaço escolar para o envolvimento e comprometimento do Grêmio Estudantil, sendo eles os representantes dos alunos na Unidade escolar, bem como os demais alunos. O Projeto visa incentivar o uso de cisternas, de composteira, de alimentos saudáveis, de hábitos saudáveis, de opinião e conclusões próprias para a confecção de seu conhecimento, de aprendizado de técnicas, de multiplicadores de ações, da importância do equilíbrio ambiental, da valorização da produção agrícola e do trabalho rural, entre outros.
2. JUSTIFICATIVAS Pelo fato de coexistirem no Brasil, a fome, a desnutrição, as deficiências de micro nutrientes e as enfermidades produzidas por alimentação excessiva ou inadequada. A partir dos anos oitenta, doenças como diabetes, hipertensão arterial e obesidade tiveram um aumento alarmante, agravando, juntamente com os males oriundos da subnutrição, a situação da saúde pública do País.
Os hábitos alimentares estão diretamente relacionados com a qualidade de vida das pessoas. Seja pela vida agitada, seja pela produção em escala e até mesmo pela propaganda, os hábitos alimentares têm mudado para pior.
Uma alimentação que contenha vegetais, e principalmente os produzidos sem o uso de venenos, é muito mais saudável. Somam-se a isso que a confecção de hortas nas escolas coloca os alunos em contato as peculiaridades do meio ambiente,