paisagismo
As espécies utilizadas eram a tamareira (com a finalidade de fornecer um microclima favorável a outras espécies), o jasmim, as rosas, as malva-rosas, as tulipas e também álamos e pinos que não suportariam viver num clima tão árido e quente, mas só foi possível devido ao complexo sistema de irrigação desenvolvido. O sentimento religioso estava presente na arte dos jardins, onde acreditava-se que os jardins dependiam da vontade dos deuses.
Egito(400-525A.C.) Os jardins egípcio desenvolvido de acordo com a topografia do Rio Nilo era constituído de grandes planos horizontais, sem acidentes naturais ou artificiais. As características dos monumentos egípcios - com a rigidez retilínea e a geometria - fizeram com que os jardins tivessem uma simetrização rigorosa. Tudo de acordo com os 4 pontos cardeais.
As plantas utilizadas eram: palmeiras, sicômoros, figueiras, videiras e plantas aquáticas.O jardim regular era símbolo da fertilidade, sintetizava as forças da natureza e era a imagem de um sistema racional e arquitetural baseado no monoteísmo.
Osíris para os egípcios era o deus da vegetação.
OBS- utilizavam os jardim(vegetação) para a plantação de frutas e hortas para alimentação, como na mesopotâmia. Utilizavam jardins verticais e espelhos d’ água com peixes, que