homem e sua natureza
Diferentemente dos demais seres vivos , o ser humano nasce com a capacidade de raciocinar , o que lhe confere o direito á liberdade e ao auto interesse. E é desta mesma forma que o indivíduo se apresenta no estado de natureza , podendo exercer o direito e a lei de acordo com sua própria razão.Estado de natureza tem a função de explicar a situação na qual os indivíduos existem isoladamente.
Segundo jhon Locke , a teoria da tabula rasa defende que todos nascemos sem saber absolutamente nada , todo o conhecer , o saber , o agir não existe senão pela experiência.A natureza humana é pacifica e generosa , sendo capaz de vida comunitária . O estado de natureza lockeano era um estagio pré e pré político , a igualdade e a liberdade eram exercidas dentro de um estado pacifico. Para manter a paz , o homem nãp deveria abusar da sua liberdade para prejudicar outros.Se abusa, renuncia a razão e dá ao outro o diretio de castigá-lo dando origem aos conflitos.
Para Rousseau, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados pelas florestas sobrevivendo com que a a natureza lhes dá, desconhecendo lutas e comunicando-se pelo gesto,pelo grito e pelo canto numa língua generosa e benevolente.Esse estado de felicidade original,na qual os humanos existem sob forma do bom selvagem inocente, termina com o conceito da propriedade privada.
O estado de natureza de Hobbes e rosseau evidenciam uma percepção do social como luta entre fracos e fortes, vigorando a lei da selva ou o poder da força.Para cessar esse estado de vida ameaçador e ameaçado, os humanos decidem passar a sociedade civil, isto é, ao estado civil criando o poder político e as leis.
Nome: Leonardo